Gandhi

Mahatma Gandhi, nasceu em 2 de Outubro de 1869 na India Ocidental e morreu assasinado por um hindú enfurecido e exaltado em 30 de janeiro de 1948 numa reunião de oração sendo que, com seu último suspiro, cantou o nome de Deus.
Desde 1914 retornou à India vindo da Inglaterra onde se encontrava estudando Direito e iniciou a luta pela independência da dominação britânica que já durava 3 séculos. Como líder político e espíritual da Índia, liderou pacificamente, sem agressões sem armas ou uso de força, mais de 250 milhões de hindus, sabendo utilizar-se engenhosamente de toda a Tradição para reerguer o orgulho e insuflar o civilismo da sua gente.
O nome ou apelido lhe atribuído "Mahatma", quer dizer: "Grande Alma".
Eis aqui, como rezava Mahatma Gandhi:





''Meu Senhor...
Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e
não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.
Se me dás fortuna, não me tires a razão.
Se me dás êxito, não me tires a humildade.
Se me dás humildade, não me tires a dignidade.
Ajuda-me sempre a ver a outra face da medalha, não me deixes
culpar de traição a outrem por não pensar como eu.
Ensina-me a quierer aos outros como a mim mesmo.
Não me deixes cair no orgulho se triunfo, nem no desespero se
fracasso pois é a experiência que precede o triunfo.
Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e
que a vingança é um sinal de baixeza.
Se me tiras o êxito, deixa-me forças para aprender com o fracasso.
Se eu ofender a alguém, dá-me a energia para pedir
desculpa e se alguém me ofende, dá-me energia para perdoar.
Senhor... se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim! ''
[Mahatma Gandhi]
Category: 1 comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

me ajudou d+ obrigado!!

Postar um comentário