Abelardo e Heloísa

Já que adoramos falar de amor, impossível deixar de falar sobre a vida de Abelardo e Heloísa! É triste, porém uma história de amor real, se passou entre o final da Idade Média e o início da Renascença!


História resumida:
"Pierre Abailard, ou Abelardo, de 37 anos, era um filósofo muito famoso por suas teorias e controvérsias em seu meio acadêmico.

Heloísa, uma bela menina de apenas 17 anos. Era órfã e vivia com seu tio e tutor, Fulbert.
Em troca da hospedagem, Abelardo aceitou dar aulas particulares para Heloísa, a pedido do seu tio. Em pouco tempo, professor e aluna aguardavam ansiosamente as próximas aulas. Nascia então o amor em seus peitos... só se sentiam em paz quando estavam juntos.
Até que um dia, se renderam àquela paixão e então, Heloísa acabou engravidando!
Para evitar um escândalo Abelardo levou-a para uma aldeia no interior da França e a deixou aos cuidados de sua irmã.

Voltou a Paris e resolveu falar com Fulbert, para que ele como tutor, o perdoasse e autorizasse o casamento.
Fulbert acabou por aceitar e casaram-se às pressas, na calada da noite em uma catedral em Notre Dame. Porém o velho Fulbert muito magoado com a situação e não aguentando mais o falatório do povo, resolveu vingar-se de Abelardo: contratou uns carrascos para castrarem Abelardo.
Tomado pela angústia e vergonha, Abelardo resolveu isolar-se em um mosteiro e Heloísa, da mesma forma, internou-se em um convento. Depois da tragédia, correspondiam-se por cartas, mas não se viam. Até que Abelardo, anos depois, construiu uma escola - mosteiro próximo de onde Heloísa vivia, viam-se diariamente mas não se falavam, apenas trocavam cartas.
E assim viveram, sustentando esse amor apenas em suas correspondências, até a morte de Abelardo, aos 63 anos de idade.
Heloísa mandou construir uma sepultura em sua homenagem e vinte anos mais tarde ao falecer, a seu pedido, foi sepultada no mesmo túmulo, junto seu amado, enfim em paz... "
Category: 2 comentários

2 comentários:

rsa :D disse...

aiii aiii ;x que história hein. com certeza vou ler mais vezes. óó, e a parada lá do casalzinho de... ;X tá de pé. quando voltarmos do ship a gente arruma. Meninas, parabéns pelo blog. Conheço a Lidi e adoro ela. beijos pra todas. ;**

R a r a s ! disse...

aeee, vlw pelo comentário Gurii!! Essa história é massa! =) Bjs, Lidi!

Postar um comentário