Plástico é um saco



Sendo 2010 o ano internacional da Biodiversidade é hora de acordar, refletir e agir sobre questões como essa. A nossa chance de encarar a verdade em relação à nosso Planeta. Precisamos de contabilidade de verdade para assegurar o reconhecimento do valor da biodiversidade, financiamento de verdade para a conservação da natureza e proteção de verdade para os lugares mais ameaçados e importantes da Terra.
Esse esforço é vital para o bem-estar da humanidade no presente e no futuro.
Mas ainda precisamos fazer mais.
O Ano Internacional da Biodiversidade é uma oportunidade única para ampliar a compreensão do papel vital da biodiversidade na manutenção da vida na Terra e para conter a perda de espécies.

A pergunta é: vamos conseguir aproveitar essa oportunidade?
2010 é nossa chance de provar que sim.
O que você pode fazer? Há algo bem simples, e que já ajuda absurdamente. É o não uso das sacolas plásticas. Sejam elas brancas, verdes, amarelas, bonitinhas ou não. Diga NÃO à estas sacolas plásticas, e adote uma, duas, três ou mais sacolas retornáveis.
Então, só pra lembrar...sabem aquelas inocentes sacolas plásticas que os supermercados usam para empacotar produtos? Não são nada inocentes! Há países que já adotaram uma campanha bastante forte para que os consumidores parem de utilizá-las e usem sacolas não-descartáveis.

O motivo é o impacto ambiental das tais sacolas. Estima-se que quase 7 bilhões de sacolas sejam usadas por ano, 2/3 das quais são importadas; elas levam centenas de anos para se decompor na natureza, e causam uma série de problemas:

* Entopem canos de esgoto e pluviais
causam problemas para animais aquáticos, que podem ficar presos dentro de sacolas ou ingerí-las acidentalmente por confundí-las com águas-vivas (e a mesma sacola pode ser ingerida por vários animais em sucessão, pois ela não se decompõe)
podem intoxicar e até matar animais como vacas e ovelhas
são um problema estético: sacolas voando, emaranhadas nos fios elétricos ou espalhadas pelo chão são visualmente desagradáveis.
E mesmo sacolas colocadas no lixo corretamente podem causar problemas.

Por conta disso, há propagandas do governo desses países na TV pedindo que as pessoas usem sacolas reaproveitáveis (que os supermercados vendem, recentemente comprei umas nas Lojas Americanas). Um detalhe interessante é que as sacolas usadas nos supermercados desses países extrangeiros não são identificadas; não é como aqui no Brasil, em que as sacolas têm o nome e o logo do supermercado bem visível.
O capítulo mais recente foi uma lei passada no estado de South Australia (onde fica Adelaide) proibindo sacolas plásticas; os supermercados (e outras empresas) têm três anos para abandonar completamente o uso de sacolas plásticas descartáveis. Espera-se que os outros estados adotem leis similares nos próximos anos.

Eu sempre reaproveitei as sacolas de supermercados, principalmente para colocar lixo dentro, mas admito que nunca as tinha visto como um problema ecológico grande. Parabéns á estes países vizinhos, os quais já veem desde a década de 90, com essa campanha de concientização pelo menos (de acordo com o que tenho lido), mas já aqui no Brasil não parece ser uma preocupação grande para ninguém; ao menos não se fala muito a respeito.

Procurando no Google agora por “sacolas plásticas”+”ambiente”, achei uma coluna no caderno de Ciência do Estado de São Paulo que diz: “alguns ativistas e políticos [...] procuram proibir sacolas plásticas e obrigar a população a utilizar embalagens inadequadas”. Não é exatamente a idéia certa, me parece… Também descobri que o município do Rio de Janeiro passou uma lei em abril de 2004 proibindo sacolas plásticas a partir de julho de 2004, mas que até agora não foi regulamentada. (aliás, nunca entendi essa história de regulamentar leis; só ter a lei não serve? Por que é que se precisa mais um passo para fazer a lei valer?)
Category: 1 comentários

Um comentário:

Unknown disse...

Ok, ok... sacolas plásticos que se cuidem, nós temos um plano terrível para acabar com vcs. Viva as lindas sacolas retornáveis ( Eu tb uso !!! )

\o/\o/

Postar um comentário