O incessante escândalo das árvores




Aqui, em qualquer época do ano, você sempre encontra uma árvore em atividade. Vou explicar. É como uma árvore que deixa de ficar quietinha onde está e começa a espernear e berrar feito uma desvairada na TPM. Agora no mês de junho é dona Araucária, que começou a chorar pinhão. Você varria de manhã e à tarde ela já tinha soltado mais uma tonelada. Isso, ainda vai durar dois meses sem parar. Mês passado, foi a vez do doutor Abacateiro, ele mora aqui ao lado, no quintal da vizinha da esquerda, mais ele é um senhor tão idoso e alto, que acaba sendo também um tanto curioso, ou seja, ele monitora alguns quintais vizinhos, o meu principalmente. Ele resolveu ficar verde e amarelo, será que foi uma singela homenagem a nosso País, em ano de Copa do Mundo ?! Aliás, os dois abacateiros inventaram a mesma moda: o macho e a fêmea. Junto com as folhas verdes eles estão produzindo uma espécie de florzinha amarela. Achei bonitinho. Mas agora os dois começaram a soltar folhas a rodo. Como se estivessem se descabelando. Na contramão desse movimento tem os três irmãos Ipês. Estão florindo. Parecem três carros alegóricos, esplendorosos e radiantes, as estrelas da vez. E como patrimônio tombado, marca registrada da rua Castro Alves, a qual moro, quase que em frente a minha casa, há um outro ilustre morador, que acompanha as idas e vindas dos moradores, presenciando sorrisos, lágrimas, crianças que passam gritando. É o senhor tamarineiro (pé de tamarindo), cujo tronco potente se alimenta da seiva colhida por grandes raízes há anos, aflora em côncavos convidativos ao descanso nas tardes quentes de verão.
Qualquer um gostaria de sentar um pouco, usufruir da sombra enquanto os frutos debruçados como flores pediam para ser colhidos.
E pra completar, não podendo ficar de fora, compartilhando da mesma emoção, o mamoeiro e as duas bananeiras do meu quintal, estão em processo de 'gestação'...o que significa que eles finalmente resolveram acordar pra vida.
Category: 3 comentários

3 comentários:

Andrea Carolino disse...

Aqui tem o senhor cajueiro. Tadinho... é idoso, pesado e desvairado! Já briguei com ele várias vezes, mas acabo voltando atrás... ele me conhece desde criancinha. Não serei mal agradecida =)

Anônimo disse...

Bom é ter sempre essas figuras ilustres perto da gente. Ipês são fascinantes, e tantos outros. Seu blog é um carinho na alma, beijos!

Lidi! disse...

... ao abrir minha janela, dou de cara com um pinheiro! Embora ele esteja tampando o meu sol, rsrsrs, não consigo imaginar abrir a janela e não vê-lo! =)
Ai que lindo esse texto, minha rara! Nosso blog tá uma graça!! ^^ Beeijo, Lidi!

Postar um comentário