A Preguiça é amiga íntima da Inveja.


Todo objeto de desejo é invejado, quer seja um bem material, uma qualidade pessoal ou até mesmo um atributo físico, tudo passa pelo crivo da inveja alheia. A preguiça é amiga íntima da inveja. Muitas vezes as pessoas sentem inveja até do que é possível. Vale lembrar que inveja não é você querer o que a pessoa tem, é não querer que ela tenha. Tem gente que quer ser atriz, mas não quer ler um livro e estudar teatro. Gente que quer falar inglês, sem enfrentar as aulas em dias de chuva. Quer escrever bem, mas diz nunca ter tempo pra ler um bom livro. Ninguém inveja o caminho que se deve seguir pra ter sucesso. Inveja só do resultado, é ter preguiça de pensar no que o invejado passou! O invejoso é preguiçoso por natureza, sem se esforçar por nada. O invejoso só é assim, porque teve preguiça de lutar pelos próprios sonhos e suas mais nobres conquistas. Aproveite bem o seu dia e lembre-se: A Preguiça é amiga íntima da Inveja.
E apesar de a inveja ser um indicador de sucesso, o invejado não se deve iludir com a 'massagem' que ela causa no ego. A inveja é um sentimento perigoso, muitas vezes destrutivo. Já vi coisas malignas e horrendas acontecerem quando a inveja se fez presente. Já dizia o sábio rei Salomão “O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?” (Provérbios 27: 4)
Sei que a maior vitima da inveja é o próprio invejoso (Leia Provérbios 14.30), mas a proposta hoje é ajudar o invejado. Deixo aqui algumas dicas de como lidar com a inveja alheia.

1)Não estimule a inveja. ( Ninguém estar livre de ser invejado, basta ter algo que chame atenção. Também deve ter em mente que a inveja pode se tornar uma doença que fará o invejoso sofrer muito, não seja responsável por isso. Ocultarei meus méritos? Não! Apenas aja com naturalidade, sem exposição desnecessária, sem provocações, sem humilhações. Viva com singeleza, reconhecendo que tudo vem de acordo a vontade do Pai.)

2)Não pague mal por mal. ( Há quem pense: “já que ele torce contra mim, eu torço contra ele”. Uma forma de vencer a inveja é torcer e cooperar pelo sucesso de quem quer lhe ver no chão. Assim você irá plantar uma poderosa semente de amor no coração do invejoso, que deverá ficar constrangido. Observe o que diz a respeito o apóstolo Paulo:
“Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de
beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.”)(Romanos 12 : 20)

3)Vença a inveja com oração, um galhinho de arruda e um bom e demorado banho de sal grosso. (É importante fazermos algumas considerações finais sobre a inveja que nos levarão a necessidade de orar. Primeiro, temos de pensar que nem sempre sabemos de onde vem a inveja, apesar de, muitas vezes, está implícita. Existem mais invejosos escondidos do que expostos cercando sua vida. Veja a interessante frase do jornalista Zeunir Ventura: “O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde”.)

Category: 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário